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Arte, imagem e semelhança em Nicolau de Cusa

From: 2013-05-14 To:2013-05-14

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    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Seminário

     

    João Maria André
    (Universidade de Coimbra)

    Arte, imagem e semelhança em Nicolau de Cusa:
    Do homem como viva imago Dei à arte como “imitatio” e à sua dimensão simbólica


    Resumo

    Introdução
    I - O conceito de “imago” na antropologia cusana.
    II – “Ars imitatur naturam” em Nicolau de Cusa.
    III – A natureza simbólica da arte como visualização do invisível e imagem da arte infinita.
    IV - A natureza estética da antropologia cusana e o carácter simbólico das suas criações artísticas

    Textos de Nicolau de Cusa
    De visione Dei (Opera omnia, vol. VI)
    Tradução: Nicolau de Cusa, A visão de Deus. 4ª edição corrigida. Trad. de João Maria André. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. --> cap. 6 pdf

    Idiota de mente (Opera omnia, vol. V)
    Traduções: Nicolás de Cusa, Un ignorante discurre acerca de la mente. Trad. de Jorge Machetta. Buenos Aires, Editorial Biblos, 2005 (edição bilingue); Nicolas de Cues, Dialogues de l’Idiot. Sur la sagesse et l’esprit. Trad. de Hervé Pasqua. Paris PUF, 2011 (edição bilingue). --> cap. 3, 7, 13 (trad. inglesa de Jasper Hopkins aqui)

    Sermo 243 : Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te (Opera omnia, Vol. XIX, fasc. 3).
    Tradução : Nicolas de Cues, Sermons eckhartiens et dyonisiens. Trad. de François Bertin. Paris, Les Éditions du Cerf, 1998, pp. 334-363.

     


    João Maria André é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Doutorado em Filosofia com a tese Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa (ed. FCG-JNICT, Lisboa 1997). Para português traduziu 4 obras de Nicolau de Cusa: A visão de Deus (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 2012, 4ª ed.), A douta ignorânica (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 2012, 3ª ed.), A paz da fé, seguida de Carta a João de Segóvia, (MinervaCoimbra 2002), O não outro, ed. Afrontamento, Porto 2012. Sobre Nicolau de Cusa editou obras coletivas e publicou diversos artigos e capítulos, em Portugal e no estrangeiro. Tem publicado também sobre o pensamento renascentista e as questões da interculturalidade e globalização. Tem extensa atividade teatral como ator, encenador, dramaturgo, tradutor, principalmente com o Teatro Académico de Gil Vicente e a Cooperativa Bonifrates de Coimbra.

     

     


     

    Sessão X do seminário Imagem e Semelhança - O debate sobre a visibilidade do Absoluto na História da Filosofia (Fevereiro-Junho 2013), aberto promovido pelo RG "Reason, Sciences and Nature in Medieval Philosophy" e pelo projeto pelo projeto Imago Mundi, integrado no Mestrado de Filosofia (UC "Estética na Idade Média").

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    Organização e Programa: Paula Oliveira e Silva / José Meirinhos
    Organização: Gabinete de Filosofia Medieval / Instituto de Filosofia. Financiamento: FCT (COMPETE / QREN / UE).

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