• IF

  • Activities

    navigation

Masterclass com Peter Freund | Family Film Project 2022

From: 2022-10-22 To:2022-10-22

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Aesthetics, Politics & Knowledge
  • 22 de outubro 2022 | 14h30 | Cinema Trindade | 45’ 

    RETRACTED CINEMA  

    MASTERCLASS | PETER FREUND

    MASTERCLASS + MOSTRA DE CINEMA EXPERIMENTAL

     

    Nesta masterclass, o artista e curador Peter Freund esboçará a ideia geral de “retração” artística em termos de uma abordagem ao cinema que utiliza restrições algorítmicas para “dobrar” imagens de arquivo ou de found-footage sobre si próprias, como um origami conceptual. No processo, destacaremos várias das obras do programa “Retracted Cinema”, especialmente aquelas cujo conceito é menos visual do que estrutural e que, portanto, merecem algum contexto explicativo para amplificar a visualização. www.peterfreund.art 

     

    GRATUITA / INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
    FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/FFP22_masterclass-peter

     

    MOSTRA DE CINEMA EXPERIMENTAL *

    15H20 - CINEMA TRINDADE - 55’

    O programa “Retracted Cinema” contrasta com a lógica expansionista e anexionista do “Expanded Cinema” ao apresentar obras que dobram sobre si mesmas o material encontrado ou arquivado, à semelhança de um origami, mas conceptual. Os artistas recorrem a algoritmos para realizar estas reedições que encarnam uma política e estética da “superfície não- -orientável”. Este programa de uma hora apresenta dez curtas-metragens experimentais centradas na recontextualização do material encontrado e arquivado através da intervenção algorítmica. Estes trabalhos de “Retracted Cinema” partem de práticas consagradas do “cinema expandido” nas quais os materiais são recontextualizados através da complementação e colisão com materiais adicionais e extrínsecos, como a performance ao vivo. Por outro lado, as obras apresentadas no programa “Retracted Cinema” usam o próprio material fílmico como lugar e meio de auto-recontextualização. Os resultados são alcançados através da aplicação de um conjunto de regras ou restrições (um algoritmo) que regem um conjunto repetível (interativo) de transformações. Deste modo, a concepção artística forja uma ponte que vincula os impulsos algorítmicos dentro das tradições do cinema de vanguarda, a literatura e as artes visuais. Mais concretamente, o détournement do material encontrado (cinema reciclado) e um cinema expandido “invertido”, OuLiPo (Ouvroir de littérature potentielle) e arte conceptual (de Duchamp a Sol Lewitt, Hanne Darboven et al). Projeção digital. Cópias e software cortesia dos artistas. Curadoria de Peter Freund.

     

    *A masterclass é gratuita. Para a sessão de cinema é necessária a aquisição de bilhetes, disponiveis no local de 19 a 21 de outubro. A bilheteira abre 30 minutos antes das sessões e encerra no início da última sessão.

     

    Informação detalhada: https://familyfilmproject.com/pt/11-edicao-2022/sessao-especiais-peter-freund/

     

    Organização:
    Eugénia Vilela | Né Barros | Filipe Martins
    Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Balleteatro


    Inserido no FAMILY FILM PROJECT 2022

    11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia

    18 a 22 de outubro 2022 | Porto
    Passos Manuel, Cinema Trindade, Coliseu Porto Ageas, Maus Hábitos

    http://www.familyfilmproject.com/pt

    Vivemos num mundo governado pelas imagens que nos chegam por mediação das telas e ecrãs. Aderimos ao consumismo frenético das imagens, tanto mais frenético quanto maior a torrente de informação. Num mundo global com crescentes desafios civilizacionais, onde conceitos como os de guerra, epidemia ou crise climática nos parecem cada vez mais palpáveis e próximos, é importante que tais imagens mediáticas não sejam negligenciadas enquanto fontes de informação, mas também que não sejam devoradas acriticamente. Fala-se, por um lado, de pós-verdade e dilúvio da informação; e também se fala de alienação e escapismo na “sociedade do espetáculo”, para usarmos um termo de G. Debord. Contra estes cenários, acenamos com os valores da ciência, mas também da arte. 

    Desde a sua primeira edição há mais de uma década, o Family Film Project tem procurado conciliar o valor político e epistemológico das imagens com o seu valor estético, apontando sempre o seu foco um pouco para lá da dimensão direta ou imediatista das imagens, para lá da informação que fornecem, abrindo-se à dimensão performativa sem ferir o potencial arqueológico e documentarista de tais imagens.

    Seja através do cinema etnográfico, do cinema de arquivo ou found-footage, dos “filmes caseiros”, das diversas formas de cinema experimental ou da hibridação entre o cinema e as artes performativas, o Family Film Project procura enaltecer os desafios do cinema na sua dupla faceta testemunhal e artística: conciliar a autenticidade com a poesia, o real com a ficção, o status quo com a diferença… 

    Nesta 11ª edição, o programa do festival mantém a sua matriz habitual, com várias sessões competitivas divididas em secções temáticas: Vidas e LugaresMemória e Arquivo e ainda uma sessão competitiva dedicada à Ficção e Animação. Ao todo, as sessões competitivas reúnem vinte e um filmes de quinze nacionalidades distintas, incluindo cinco filmes de produção nacional.

    Este seminário/masterclass insere-se no âmbito do Family Film Project - festival internacional de cinema arquivo, memória e etnografia que decorre de 18 a 22 de outubro 2022. Trata-se uma parceria com o grupo de Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    Go back