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O conceito de imagem em Francisco d’Hollanda

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    Medieval & Early Modern Philosophy
  • SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO

    Imagem e Semelhança. O debate sobre a visibilidade do Absoluto na História da Filosofia  

     

    Sessão XIII

    O conceito de imagem em Francisco d’Hollanda

    04 de junho 2013 | 14h30 às 17h30
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B – Piso 1)

    Paula Oliveira e Silva*

    Susana Matos Abreu**

    (Universidade do Porto)

    [Obras em análise]

    Francisco d’Hollanda

    Da Pintura Antiga. Introdução e notas de A. González Garcia. INCM, 1983.

    De Aetatibus Mundi Imagines. Ed.facsimilada com estudo de Jorge Segurado, Lisboa, 1983.

     

    Plano da Sessão:

    Parte I - Susana Matos Abreu:

    I.      Breve biografia de Francisco de Holanda

    II.     A formação intelectual do autor: um artista entre cortesãos

    III.    A sua obra teórica e pictórica no panorama cultural português de Quinhentos

    IV.    Para uma visibilidade do Absoluto: confluências estéticas, paradoxos e inevitabilidades. O lugar da teoria de Francisco de Holanda no seu tempo

     

    Parte II - Paula Oliveira e Silva

    I.      O Tratado da Pintura Antiga. Transmissão do texto e conteúdos

    II.     O movimento de «translatio» na história da transmissão da pintura. Natureza e funções da Pintura.

    III.    A pintura sagrada e a representação do invisível

    IV.    Deus Criador-Pintor: a origem divina da Pintura. A natureza do pintor e a origem das ideias na arte.

    V.    A obra De Aetatibus Mundi e a sua relação com a teoria do Tratado da Pintura Antiga.

     

    * Paula Oliveira e Silva é Investigadora Auxiliar do Programa FCT 2008 e membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto: https://ifilosofia.up.pt/?p=members&a=ver&id=183

     

    ** Susana Matos Abreu é arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da mesma Universidade (FLUP). Aqui defendeu, em 2012, o seu Doutoramento em História da Arte com a tese “Teoria e Crítica na raiz do Arquitecto de matriz vitruviana em Portugal (1521-1557): A Questão das Origens entre o Desígnio e a Matéria”. Actualmente é investigadora de Pós-Doutoramento (FCT – ref. SFRH/BPD/84686/2012), desenvolvendo a pesquisa intitulada “Form and Meaning in Context: Portuguese Architecture 1480-1580” em três instituições: na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP); no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IF/ FLUP); no Leiden University Centre for the Arts in Society (LUCAS), na Holanda.

     

    Seminário promovido pelo RG Reason, Sciences and Nature in Medieval Philosophy e integrado na UC Estética na Idade Média do Mestrado em Filosofia.

     

    Organização e Programa: Paula Oliveira e Silva / José Meirinhos

    Organização: Gabinete de Filosofia Medieval / Instituto de Filosofia.

    Financiamento: FCT (COMPETE / QREN / UE).

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