Masterclass com Luciana Fina | Family Film Project 2023
From: 2023-10-18 To:2023-10-18
Thematic Line
Modern & Contemporary Philosophy
Research Group
Aesthetics, Politics & Knowledge
ENTRE LINHAS
MASTERCLASS POR LUCIANA FINA
[PT]
Na masterclass partilho a investigação que acompanha o projecto ANDROMEDA, revisitando materiais do filme e da exposição. Cruzando tempos e diversos campos do pensamento, configuro hoje novos caminhos de investigação, na alegria de uma reinvenção. Escrevo pela primeira vez um filme concebido a partir do arquivo, daquele imenso corpo de imagens que tem continuado a crescer, imparável e a cada instante, enquanto procuramos temerariamente uma forma possível de lidar com a nossa memória. Somos formados por aquilo que vemos e criar imagens hoje acaba por nos impelir a falar também das imagens que já temos dentro de nós. Respigando no arquivo televisivo e na memória subjetiva e coletiva, articulando vozes, textos e materiais diversos, Andromeda ensaia também mover-se entre a forma expositiva e a forma fílmica. As sucessivas experiências de composição e montagem, destinadas à sala de exposição, à sala cinematográfica ou à sala de conferência, vão reconfigurando a proposta diante do espectador contemporâneo, homo spectator-visitor.
[EN]
In this masterclass I share the research and materials that gave life to the ANDROMEDA project, the film and the exhibition.
Crossing times and different fields of thought, today I configure new research paths, in the joy of reinvention. For the first time, I am writing a film conceived from the archive, from that immense body of images that has continued to grow, unstoppable and at every moment, while we recklessly seek a possible way to deal with our memory. We are formed by what we see and creating images today ends up pushing us to also talk about the images we already have inside us.
Breathing in the television archive and in the subjective and collective memory, articulating voices, texts and diverse materials, Andromeda also tries to move between the exhibition form and the filmic form. The successive experiments in composition and editing, intended for the exhibition room, the cinema room or the conference room, reconfigure the proposal before the contemporary spectator, homo spectator-visitor.
BIO
Cineasta e artista italiana, trabalha em Lisboa desde 1991. Investigando as hipóteses do Cinema no campo das Artes, tem desenvolvido um trabalho destinado a salas de cinema, palcos, museus e galerias. Após a formação em Literaturas Românicas, inicia uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa como programadora. Em 1993 cria a primeira instalação Super 8 para o palco, “Branco Sujo” coreografia de João Fiadeiro. Estreia-se na realização em 1998, integrando a geração de realizadores e realizadoras que deram nova vida ao documentário em Portugal. Entre 2002 e 2003, com a instalação CCM na Fundação Gulbenkian e o tríptico CHANTportraits no Museu do Chiado, focando os temas das migrações e do retrato, dá início ao seu percurso em espaços expositivos. O extenso corpo de trabalho, filmes, instalações fílmicas e site-specific, tem sido apresentado internacionalmente em festivais de cinema e exposições, estando representado na Colecção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, na Colecção Nouveaux Medias do Centre Georges Pompidou e na Colecção de Arte Contemporânea do Estado. Entre as obras mais recentes “In Medias Res” (2014), Prémio Melhor Filme Português Arquiteturas Film Festival, Menção Honrosa Temps d’Images Film on Art Award; “Terceiro Andar” 2016, exposição Museu Gulbenkian, Doclisboa, 34º Torino Film Festival; “Questo è il piano” 2020, Doclisboa e MNAC; projecto “Andrómeda”, exposição Carpintarias de São Lázaro/Festival Temps d’Images 2021.Professora convidada no Ar.co, História(s) do Cinema. Investigadora em Artes da Imagem em Movimento, colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas- Artes (CIEBA), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes.
Italian filmmaker and artist, she has been working in Lisbon since 1991. Investigating the hypotheses of Cinema in the field of Arts, she has developed work for cinemas, stages, museums and galleries. After training in Romance Literature, she began a long collaboration with the Cinemateca Portuguesa as a programmer. In 1993 she created the first Super 8 installation for the stage, “Branco Sujo”, choreographed by João Fiadeiro. She made her directorial debut in 1998, joining the generation of directors who gave new life to documentary film in Portugal. Between 2002 and 2003, with the installation “CCM” at the Gulbenkian Foundation and the triptych “CHANTportraits” at the Museu do Chiado, focusing on the themes of migration and portraiture, she began her journey in exhibition spaces. Her extensive body of work, films, film installations and site-specific, has been presented internationally in film festivals and exhibitions, being represented in the Modern Collection of the Calouste Gulbenkian Museum, the Nouveaux Medias Collection of the Centre Georges Pompidou and the State Collection of Contemporary Art. Among her most recent works “In Medias Res” (2014), Best Portuguese Film Award Arquiteturas Film Festival, Honourable Mention Temps d’Images Film on Art Award; “Terceiro Andar” 2016, exhibition Gulbenkian Museum, Doclisboa, 34th Torino Film Festival; “Questo è il piano” 2020, Doclisboa and MNAC; project “Andromeda”, exhibition Carpintarias de São Lázaro/Festival Temps d’Images 2021. Guest lecturer at Ar.co, History(s) of Cinema. Researcher in Moving Image Arts, collaborator of the Centre for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA), University of Lisbon, Faculty of Fine Arts.
Organização:
Né Barros | Filipe Martins | Eugénia Vilela
Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge (APK)
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - UIDB/00502/2020
Balleteatro
Inserido no FAMILY FILM PROJECT 2023
12º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia
17 a 21 de outubro 2023 | Porto
Batalha Centro de Cinema
Museu Nacional Soares dos Reis, Editoria, Casa Comum, A Leste
http://www.familyfilmproject.com/pt
O Family Film project retorna ao Porto para a sua 12ª edição, de 17 a 21 de outubro de 2023, no Batalha Centro de Cinema, com um programa dedicado ao experimentalismo cinematográfico e ao questionamento ético-estético das imagens, sempre com especial enfoque nos espaços da intimidade e no cinema que aí se faz a partir de dentro.
A secção competitiva do festival mantém a sua matriz habitual, com a organização das diversas sessões por duas áreas temáticas abrangentes: “Vidas e Lugares” (com enfoque na abordagem estética a quotidianos, habitats e biografias) e “Memória e Arquivo” (dedicada à temporalidade e à apropriação poética de testemunhos e de found footage). Haverá também espaço para duas sessões competitivas de ficção, uma das quais dedicada a curtas-metragens portuguesas. Ao todo, a secção competitiva do festival reúne vinte e dois filmes de dezasseis nacionalidades, incluindo cinco filmes de produção nacional.
A edição deste ano do festival dedica o seu foco principal à obra de Naomi Kawase, realizadora japonesa várias vezes premiada em Cannes e figura incontornável do cinema mundial contemporâneo. Tal como já tem sido hábito neste festival, o foco incidirá sobretudo sobre uma fase mais seminal e pessoal da sua carreira, com a exibição de um total de nove filmes realizados entre 1992 e 2012, enquadrados na parcela documental ou cine-diarística da sua obra, todos eles ambientados no meio familiar – a relação afetiva com a tia-avó, a figura do pai ausente que a abandonou em criança, o nascimento do filho –, mas também filmes caraterizados pela autorrepresentação e pela busca do sentido e da identidade, incluindo a sua própria identidade artística enquanto cineasta. Naomi Kawase virá ao Porto para apresentar a seleção de filmes e também fará uma masterclass sobre o seu trabalho, acompanhada pelo crítico de cinema e programador italiano Luciano Barisone, especialista na sua obra. A exibição dos filmes será organizada em quatro sessões: uma primeira sessão dedicada à chamada “trilogia da avó”, com os filmes Katatsumori [1994], Ten, mitake (See the Heaven) [1995] e Hi wa katabuki (Sun on the Horizon) [1996]; uma segunda sessão com os filmes Embracing [1992] e Kya Ka Ra Ba A (Sky, Wind, Fire, Water, Earth) [2001], ambos relacionados com a temática do pai ausente; uma terceira sessão com três filmes posteriores que prosseguem os mesmos temas familiares, incidindo sobre o abandono, a morte e o nascimento: Shadow [2004], Tarachime (Birth/Mother) [2006] e Chiri (Trace) [2012]; e, por fim, a sessão de encerramento do festival, onde será exibida a longa-metragem Genpin [2010], que aprofunda o tema da interdependência entre a vida e a morte.
Estes seminários/masterclasses inserem-se no âmbito do Family Film Project - festival internacional de cinema arquivo, memória e etnografia que decorre de 17 a 21 de outubro 2023. Trata-se uma parceria com o grupo de Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.