Seminário Aberto de Estética | Força e Escrita. Articulações Filosóficas entre Maurice Blanchot e Friedrich Nietzsche
From: 2024-03-14 To:2024-03-15
Thematic Line
Modern & Contemporary Philosophy
Research Group
Aesthetics, Politics & Knowledge
14 de março 2024 | 11h30 | Sala 303
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Entrada livre
Ciclo de Seminários Abertos de Estética | 2023-2024
Força e Escrita. Articulações Filosóficas entre Maurice Blanchot e Friedrich Nietzsche
Erika Rodrigues*
(Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group (APK) - Instituto de Filosofia da Universidade do Porto)
A compreensão filosófica do conceito de “escrita”, através das articulações entre o pensamento de Maurice Blanchot e de Friedrich Nietzsche, constitui-se como o horizonte teórico fundamental deste seminário. A afirmação da noção de escrita como “força” – especificamente a conceção de forças de escrita seminais e não-totalitárias – apresenta-se como a principal dimensão conceptual em questão. Analisaremos os fundamentos nocionais que permitem pensar de que modo o conceito de escrita, em Nietzsche e em Blanchot, pressupõe a afirmação de um “campo de forças”, problematizando a definição de escrita como um mecanismo veicular de unidades de sentido.
Com este intuito, perspetivaremos a noção de escrita através dos textos blanchotianos, evidenciando as referências do filósofo ao pensamento de Nietzsche que contemplam a conceção de “força” e de “escrita”, presentes em L’Entretien infini (1969) e nos textos de escrita fragmentária Le Pas au-delà (1973) e L’Écriture du desastre (1969). Convocaremos igualmente as intersecções entre as ideias de “infinito”, “eternidade” e “vida” nos textos nietzscheanos, tais como Ecce hommo (1908) e Assim Falava Zaratustra (1883), especialmente as afirmações presentes em “Ler e Escrever”.
* Erika Rodrigues é doutora em Filosofia e investigadora do Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group (APK), do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, defendeu a tese Da Insuportabilidade da Escrita. Uma questão filosófico-literária no pensamento de Maurice Blanchot, foi professora convidada do Centro de Artes Performativas Balleteatro (2017-2022), e publicou entre outros trabalhos, «L’Insupportable au bord de l’écriture», no livro Leçon d’économie générale. L’expérience-limite chez Blanchot-Bataille-Klossowski, col. Résonances de Maurice Blanchot, Paris: Presses Universitaires de Nanterre (2019) e «Entre as Musas. Narrativa e Ressonância», no livro Trajetos da Narratividade. Ensaio sobre Narrativa, Média e Cognição. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group (2017).
Imagem de Erika Rodrigues
Organização:
Eugénia Vilela
Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - UIDB/00502/2020
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)